Melhores livros curtos pra pegar gosto por leitura
Pra quem quer construir o hábito da leitura em 2024, essa é a lista definitiva.
Toda vez que eu posto algo sobre livros, vem sempre as mesmas reações:
“Queria ler mais mas não consigo, como você faz?”
“Me recomenda algum livro?”
“Nunca consigo acabar meus livros”
Ler é um hábito que exige esforço, como meditar ou ir à academia. Você não espera meditar uma hora nem mandar 100kg no supino de primeira.
Com livros, muita gente faz isso, comprando um dos “Mais Vendidos” de 400 páginas e denso pra caceta.
Pra ter a satisfação da leitura, você tem que acabar o livro e aprender alguma coisa. Em livros longos, você não tem a resistência pra aguentar (ainda).
A solução?
Livros curtos de alto impacto.
Pessoal parece ter vergonha de ler livro curto. Eu te garanto que essa lista de livros terá mais impacto que qualquer livro no top 10 mais vendidos do momento.
Todos esses estão entre meus favoritos da vida toda e você consegue terminá-los em menos de uma semana tranquilamente. A maioria não passa de 150-200 páginas e quando passam é por quê a fonte e espaçamento são grandes.
Seus hábitos de hoje construirão o você de amanhã. Se você continuar seus hábitos atuais, quem você vai se tornar? Vai ler preguiçoso.
Link para Amazon Brasil no título de cada um.
(Sem ordem, todos são nota 10/10)
Sobre a Brevidade da Vida - Seneca:
Meu filósofo favorito explora a brevidade da vida, instigando os leitores a valorizar o tempo com sabedoria e viver com propósito, oferecendo insights atemporais na busca por uma existência significativa.
Os Quatro Compromissos - Don Miguel Ruiz:
Don Miguel Ruiz apresenta quatro princípios simples, porém profundos, baseados na antiga sabedoria tolteca, para guiar os leitores em direção à liberdade pessoal e a uma vida de autenticidade, sabedoria e amor. (Must read)
O filósofo estoico Epictetus transmite sabedoria prática sobre como navegar pelos desafios da vida com resiliência e virtude, enfatizando a importância de focar no que está sob nosso controle.
A River in Darkness - Masaji Ishikawa:
O tenso relato de memórias de Masaji narra sua angustiante fuga da Coreia do Norte, expondo as duras realidades da vida sob o regime opressivo e sobre o espírito humano indomável. Não encontrei em português.
As Seis Lições - Ludwig von Mises:
Mises compartilha insights econômicos profundos em seis lições importantes para fazer qualquer um entender o mínimo de como a economia e sociedade realmente operam.
War of Art - Steven Pressfield:
Aborda as lutas internas que todo mundo enfrenta para ter disciplina e seguir com seus objetivos, um manual para superar a resistência e desbloquear o potencial criativo. (Must read)
Em Busca de Sentido - Viktor E. Frankl:
Viktor E. Frankl, sobrevivente do Holocausto e psiquiatra, reflete sobre a busca de sentido na vida, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras, oferecendo insights profundos sobre a capacidade humana de resiliência e propósito. (Must read)
Um livro que te provoca à explorar a consciência espiritual por meio de uma série de histórias esclarecedoras e reflexões, incentivando uma mudança de perspectiva e uma conexão mais profunda consigo mesmo e com o mundo. (Must read). A versão em português é muito avacalhada*, me recuso. Leia em inglês se puder.1
The Almanack of Naval Ravikant - Naval Ravikant:
O almanaque condensa a sabedoria do filósofo e empreendedor Naval de forma concisa. Embora ele aborde diversos temas, essa coleção de insights gira em torno de duas perguntas profundas - como construir riqueza e como encontrar felicidade.
O Último Sopro de Vida - Paul Kalanithi:
Um dos poucos livros que encheu os olhos d’agua, história real de um neurocirurgião diagnosticado com câncer terminal, reflete sobre a vida, a mortalidade e a busca por significado, deixando para trás uma narrativa poderosa sobre a condição humana.
Se curtiu, responda esse email com qual você vai ler.
Abs,
Paulo Orione
*Registro aqui a minha revolta com o que os tradutores fazem com os títulos dos livros na versão brasileira. O livro “Awareness” no brasil se torna, sem brincadeira: “GUIA PARA ÁGUIAS QUE PENSAVAM SER FRANGOS”. POR QUÊ?????????????????